Festa das Bugiadas e Mouriscadas Candidata a 7 Maravilhas da Cultura Popular

A festa sanjoanina da Bugiada e Mouriscada, que ocorre na vila de Sobrado, no concelho de Valongo, encontra-se nomeada no concurso das 7 Maravilhas da Cultura Popular® de Portugal.

Mundialmente singular, de dimensão e complexidade extraordinárias e de relevante valor cultural identitário, é um costume que se alicerça numa lenda que é vivida intensa e apaixonadamente por Bugios e Mourisqueiros e toda a comunidade sobradense.

Durante um dia, com grande vigor, colorido e exuberância, disputa-se, entre danças e rituais, transmitidos de geração em geração, uma imagem milagrosa de S. João Batista. Mais do que a participação no concurso, o que importa é a valorização e promoção desta tradição que é considerada uma das maiores festas de máscaras da Europa.
O concurso das 7 Maravilhas da Cultura Popular® decorrerá em diversas fases, sendo que, posteriormente, haverá a participação do público através de votação telefónica. Por isso, em nota enviada ao nosso jornal, a autarquia pede para todos estarmos atentos e, na altura própria, votar e contribuar para eleger a nossa maravilha que acontece todos os anos a 24 de junho.

A candidatura é do Município de Valongo e conta com o apoio e parceria da Junta de Freguesia de Campo e Sobrado e da Associação da Casa do Bugio.


Compartilhe!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se você encontrar algo de carater ofensivo, por favor denuncie.

Comentários (0)


Deixe um comentário