ERMESINDE É CIDADE HÁ 30 ANOS

ERMESINDE É CIDADE HÁ 30 ANOS


Foi no dia 13 de Julho de 1990, que a Assembleia da República aprovou a elevação da vila de Ermesinde a cidade. Ermesinde era vila há já 52 anos e um dia (a sua elevação a vila ocorrera no dia 12 de julho de 1938. Era Presidente da República, Óscar Carmona; Presidente do Conselho de Ministros, António de Oliveira Salazar; Presidente da Junta de Freguesia de Ermesinde, Serafim Ferreira dos Santos).


Entretanto, a freguesia tinha-se desenvolvido bastante e, nas décadas de 1970 e de 1980, esta localidade cresceu ainda mais em número de habitantes, e consequentemente na malha urbana, pelo que se achava no direito de ter o título de cidade.


Um conjunto de deputados lutou de tal maneira por esse objetivo que o mesmo acabaria por ser alcançado, quase de forma natural, com a publicação da Lei n.º 40/90, de 10 de agosto de 1990, onde se escreve, em artigo único, o que o Parlamento havia aprovado em 13 de Julho anterior e onde se afirma: «A vila de Ermesinde, do concelho de Valongo, é elevada à categoria de cidade».


Era Presidente da Assembleia da República, Vítor Pereira Crespo; Presidente da República, Mário Soares; Primeiro-Ministro, Cavaco Silva; o Presidente da Câmara de Valongo era João Moreira Dias e o executivo da Junta de Freguesia de Ermesinde tinha a seguinte constituição: Jorge Manuel Gonçalves Videira (Presidente); Firmino José de Carvalho (Secretário); António Oliveira de Sousa (Tesoureiro); Manuel da Conceição Marques, Jorge Andrade, Carlos Azeredo e Lino Martins Pinto (Vogais).


 Parabéns a Ermesinde e aos Ermesindenses pelos 30 anos de cidade que hoje se completam!

Radio Mix Ermesinde


Compartilhe!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se você encontrar algo de carater ofensivo, por favor denuncie.

Comentários (0)


Deixe um comentário